terça-feira, 28 de abril de 2020

Estamos em casa...

Estamos em casa, a fazer coisas de casa, com a mãe, o pai e os manos ou as manas (para quem os tem), a ajudar nas tarefas, a brincar, a ouvir histórias, a fazer jogos, a ver televisão, a dormir a sesta e outras coisas mais. Também vamos fazendo algumas atividades que nos fazem lembrar a escola, desenhos, pinturas, plasticinas e mais....
Tudo é bom, à nossa medida e dos nossos pais...

Vamos contar o que fizemos - propostas da nossa educadora Paula - e mostrar também outras coisas que fizemos durante a semana.


Quem é que ajuda a pôr a mesa? E o que precisamos para pôr a mesa? Quais são os nossos lugares à mesa?


 


 

Toda a família fez a mesa das refeições
 
 








Comentário da mãe: Ocupou a folha toda com o lugar dele...É proporcional ao apetite!!!




 

 


Em tempo de escola realizámos um projeto sobre sereias e surgiu uma pergunta que ficou por responder:
"Como é que os peixes respiram?"

Fizemos pesquisa com os pais, vimos imagens que nos ajudaram a perceber e partilhamos nas nossas reuniões, descobrimos que: 

"As pessoas usam os pulmões e os peixes usam as guelras. Nós puxamos o oxigénio para os pulmões, os peixes é para as guelras. A água entra na boca do peixe e leva o oxigénio. O oxigénio fica no peixe e a água volta a sair, pelas guelras."

 





E fizemos uma lista de palavras relacionadas com MAR (área vocabular), desenhos, pinturas, colagens e descobrimos em casa coisas do MAR - conchas, búzios e num encontro zoom vimos um pequeno filme com os trabalhos:





E continuamos com os quadrados, triângulos, retângulos e círculos mas agora nos sólidos geométricos. Recordamos e vimos uma caixa que temos na nossa sala:

O material dos sólidos geométricos é a cortiça.


Dissemos o nome dos sólidos geométricos e pensámos em objetos que têm a forma deles como as pirâmides, as bolas, os cones de gelado, etc...



E fizemos os sólidos geométricos e outras coisas com plasticina, palhinhas, palitos e até esparguete:

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 




E durante a semana fomos fazendo outras coisas, outras brincadeiras, atividades que partilhamos com os nossos amigos e agora com todos os que quiserem ver:

 











E foi assim mais uma semana em casa mas sempre em contacto uns com os outros, a partilhar trabalhos, histórias, vivências, o que quisermos e tivermos vontade de.....

Uma partilha - há crianças no grupo que desde que iniciou o Estudo em Casa têm mostrado curiosidade em assistir às aulas do 1º ano e têm-no feito. No 1º dia, quando nos encontramos contaram e quando eu disse que conhecia a professora Isa, acharam o máximo!!!!!😀
Quero deixar aqui os parabéns a todos os professores que estão neste momento a fazer com que o Estudo em casa possa acontecer e aos outros, professores e educadores que estão a acompanhar os seus alunos o melhor que sabem e conseguem. Bem hajam pelo trabalho que fazem🙏


Boa semana


terça-feira, 21 de abril de 2020

Mais uma semana

Ainda um trabalho dos animais do Jardim Zoológico, lembram-se? Com um filme sobre este espaço, as crianças fizeram uma visita. Viram os animais e escolheram um para descobrirem coisas sobre ele. Também houve quem escolhesse animais que não eram do Jardim Zoológico mas foi o animal que lhes interessou para saberem mais sobre ele. E com os pais fizeram pesquisas nos livros que têm em casa e na Internet.

 


Continuando com as figuras geométricas, vimos pinturas onde os artistas usaram as figuras geométricas nas suas obras.
Nadir Afonso
Kandisky


autor desconhecido
Mondrian

Olhámos para as obras, vimos quais as figuras que cada um tinha, fizemos descobertas - circulos dentro de quadrados, triangulos juntos a formarem losangos, circulos dentro de circulos, quantos são? E fizemos as nossas produções:






 


 

 

Até a mana mais velha quis fazer o trabalho
 

Vamos brincar com os nomes - esta foi a proposta e a brincadeira foi fazer rimas com o nome de cada um. Da sessão com os finalistas saíram algumas rimas e depois fomos aumentando a lista com outros nomes, das mães, dos pais, de outras pessoas, etc...
 

 

O Afonso não ficou contente com a rima do seu nome
Fez uma rima com o nome da mãe - A Andreia fez um bolo de aveia


O Henrique fez um piquenique















A Madalena está de quarentena
Conversa entre mãe e filho sobre as rimas:
Mãe- E isto (a mãe aponta para uma bola) rima com quê?
Filho - Com mola, bola rima com mola.
Mãe - E tu, rimas com quê?
Filho - Eu? Com papel
Mãe - Porquê?
Filho - Porque sou Manel, Manel - papel


Um dia pediram para fazer contas, queremos fazer contas Paula!

Contas, como vamos fazer contas de uma maneira divertida?

Com cartas de jogar, foi uma das maneiras que arranjámos  de fazer contas e outras coisas. Cada um tinha um baralho (tiraram as figuras, só tinham as cartas de 1 a 10) virado para baixo e:

Cada um levantava uma carta e víamos quem tinha a carta mais alta ou mais baixa, se havia cartas com números iguais (não interessava o naipe mas sim o numero) ou escolhíamos um numero especifico e víamos se alguem o tinha.

 

2º A pares levantavam uma carta e fazíamos a conta 



3º A pares levantavam 2 cartas, faziam a conta e víamos a quem dava mais ou menos.



Continuaram depois a jogar com os pais e os irmãos e a fazer desenhos das contas que faziam:





Comentário da mãe:
"Já têm noção de que uma carta "tem mais pintas" que a outra mas são preguiçosos para contar por isso escolhem quem ganha a "olhómetro"







 








Um dos últimos eventos em que participei relacionados com Educação antes de entrar nesta nova realidade teve a ver com:
                         o Humor



Humor ao próximo
O Humor na 1ª infância - 
Ana Teresa Brito (educadora / professora / ativista da relação entre pessoas)
Zé Pedro Cobra (advogado / voluntário / orador e contador de histórias com Amor e Humor)






As adivinhas e lengalengas divertidas e alguma anedotas, por exemplo são uma constante no dia a dia de um jardim de infância. No dia do evento fiz com eles uma sessão de adivinhas e anedotas (que acabam por ser adivinhas também), umas que eles ouvem, outras que inventaram na hora, deixo-vos aqui algumas:

Criança - Eu aprendi na televisão:
"O que é que um fantoche diz ao outro? Que precisa de uma mãozinha"

Criança - Esta foi o meu pai que me ensinou mas ele diz que é seca:
"Sabes aquela do iogurte?"
"Não"
"É natural"

Adulto - "E alguem sabe o que é uma piada seca?"
"Não" 

Tentei explicar que são piadas que parece que não têm graça mas que acabam por fazer as pessoas rir, pelo absurdo (também eu não sei se está bem explicado, espero que sim)

Criança - "Qual é coisa qual é ela que não é uma cama nem um leão? É um camaleão"

Criança - Eu inventei esta:
"O que é que uma batata diz à outra? Tens que ir tomar banho"  - Às vezes é mesmo destas, inventadas que eles se riem mais.

Pegando nas adivinhas e anedotas foi o mote para outro encontro, surgiram as mesmas e outras:

Criança - "O que é que o tubarão diz à tubaroa? Tu baralhas-me"

Criança - "Porque é que o elefante não joga bowling? Porque tem medo de levar com a tromba"

Criança - "O que é que o peixe diz ao tubarão? Vou-te comer" - inventada 


Outras atividades também realizadas em casa:

 





 


E assim se passou mais uma semana. Também nos juntámos para cantar os parabéns ao Manuel que fez 4 anos e a mim, Paula (não interessa quantos fiz).

Para o Manuel cada amigo fez um desenho para lhe oferecer e quando nos juntámos vimos os desenhos todos, cantámos os parabéns e o Manuel apagou a vela.



Para o meu dia de anos cada família filmou a sua criança a cantar os parabéns, a desejar feliz aniversário e a dizer coisas que aquecem o coração e são muito boas de ouvir. Fizemos um encontro de grande grupo, cantaram os parabéns e acabámos assim a semana todos juntos a ouvir uma musica que eu gosto muito, a maior parte deles também já conhece pois usamos para uma comunicação que fizemos, o ano passado, para os outros grupos - "O Limoeiro" - do grupo "Tais Quais" - fica aqui o link para ouvirem:

O limoeiro - Tais Quais


Protejam-se 😀