Voltámos à escola!!!! E vamos continuar a contar o que fazemos nesta nossa nova realidade reinventada todos os dias!

domingo, 5 de abril de 2020

Mais uma semana de "ficar em casa" 

Primeiro uma atividade ainda da outra semana "A caça aos números". Foram muitas as descobertas, são muitos os números que temos em casa e o desafio foi descobri-los e com a ajuda dos pais perceberem para que servem esses números. Aqui ficam algumas das descobertas:
 

 

 

 
 


No inicio da semana, recordámos a história que tínhamos inventado e um dos nomes que tinha sido dado à história "Triste leão".
A partir da palavra -triste- fomos à descoberta de palavras contrárias. 
Se um leão não estivesse triste, estava feliz.
Estas foram as primeiras palavras que descobrimos:







De seguida a proposta para todo o grupo foi:

  • copiar e desenhar estas palavras.
  • descobrir outras.
  • procurar com eles em casa exemplos de contrários e tirar fotos.

 



 

 

 

 

 





 

Hora do conto em grande grupo


Depois da história, a proposta foi, cada um escolher um animal, desenhar e pintar como o Elmer, às cores, como quisessem. A única condição (para os mais velhos, pelo menos) foi que as cores não se juntassem. Foi um trabalho realizado pelas crianças e pelos pais e vê-se pelas produções que os pais se esmeraram e se divertiram.

 

Um unicórnio-porco e vive na "selva da primavera

 

 

 

 





 



Esta semana comemorou-se o Dia do Livro Infantil, então, foi feito uma proposta aos pais e às crianças: escolher, em casa, qual o livro que mais gostavam:

O Ruca



 




Acabámos a semana a fazer medições. E porquê? Pegámos nas palavras contrárias alto/baixo e pensámos como é que fazemos para saber a altura das pessoas. Percebemos que precisamos de réguas e fitas métricas para isso.
A medir o frigorífico
Descobrimos que podemos medir sem ser com réguas e fitas métricas e experimentámos medir com os palmos da nossa mão - uma unidade de medida não convencional.
A proposta para todo o grupo foi:
  •  medirem tudo o que quisessem em casa com réguas e fitas métricas.
  • medirem com aos palmos - com a mão deles e a da mãe ou do pai. 

O camião foi medido com os palmos do Duarte, do pai e do mano
 

Com o pequeno grupo dos finalistas pensamos porque é que eles precisavam sempre de mais palmos da mão para medir qualquer coisa e percebemos que têm a ver com o tamanho das mãos.


O ultimo desafio foi cada um deles, com os pais, descobrir alguma coisa em casa para os medir, tudo menos réguas e fitas métricas.
Aqui fica a imaginação das famílias a trabalhar:
 

 

 

 

 

 
 Foi a partir desta fotografia do Manuel por causa do trabalho dos sapatos que surgiu a ideia de nos medirmos com objetos que temos em casa.

Foi assim a nossa semana, na 6ª feira à tarde fizemos uma reunião de grande grupo para acabarmos a semana todos juntos😀
Vamos ficar todos bem🌈