Voltámos à escola!!!! E vamos continuar a contar o que fazemos nesta nossa nova realidade reinventada todos os dias!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

 Recordar é sempre bom...

Desta vez o que vos quero contar não é deste ano mas sim do final do ano passado Acabámos o ano com um projeto sobre caracóis que, na altura, não consegui partilhar. E é isso que vou fazer agora, o projeto e todo o trabalho que partiu do projeto. Foi a Inês, estagiária que desenvolveu este projeto com os Malmequeres.





















Quando acabaram o projeto fizeram a comunicação às crianças que não pertenciam ao projeto



Depois da comunicação todos juntos vimos o que aprendemos com o projeto dos caracóis

Com os caracóis  e o comentário de uma criança surgiu um trabalho no tempo de interlocução coletiva (antes chamado de tempo comparticipado de construção de conceitos) de linguagem oral e abordagem à escrita sobre as palavras homónimas. 

A Leonor disse:
- O L. tem caracóis no cabelo.

M. - Então, caracol é o animal mas tambem são os caracois do cabelo. Os caracóis animal são os verdadeiros, os caracóis do cabelo não são verdadeiros.

Educadora - Todos concordam com a M.?

Algumas crianças disseram que sim e outras não.

Educadora- Quem não concorda pode dizer porque é que não concorda?

T. - Eu não concordo porque eu tenho caracóis no cabelo e eu sou verdadeira.

E com esta conversa iniciamos o trabalho








Uma das coisas que descobriram com este projeto foi que os caracóis nasciam de ovos e durante o ano também já tínhamos descoberto outro animais que nasciam dos ovos. Então, mais uma vez no tempo de interlocução coletiva, desta vez dedicado às ciências, trabalhamos este aspeto.
























O ano passado participei no Congresso Anual do MEM, como comunicadora e como publico. O Congresso foi em regime online e a exposição (que em regime presencial acontecia nos corredores do espaço onde acontecesse o Congresso) foi também em regime online. Foi criado um padlet com todas as regionais do MEM onde educadoras e professores do 1º ciclo e disciplinas puderam partilhar o trabalho realizado ao longo do ano.
Este trabalho que partilhei encontra-se, juntamente com outros, neste padlet que vos     convido a visitar no site do Movimento da Escola Moderna no sitio onde diz "Exposição".

http://www.escolamoderna.pt/ 




Protejam-se
💓💓💓💓💓


sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

 E agora, o Natal...

Como foi o Natal na sala dos Malmequeres?


Começou com uma árvore de Natal de madeira que tivemos que montar.



E com a participação de quase todos, a nossa árvore ficou montada para ser a árvore de natal dos malmequeres.

A proposta foi, cada um trazer uma coisa de natal da sua casa para enfeitar a nossa árvore. Podia ser alguma coisa que fizessem ou que tirassem da árvore de natal lá de casa. E assim a nossa árvore iria ter um bocadinho do natal de cada familia. Houve quem trouxesse uma coisa e houve quem trouxesse mais do que uma.







Uma das propostas de trabalho que mais adesão teve foi a que realizaram com papel de embrulho com motivos do filme de animação do "Faisca Mcqueen" e da "Frozen".





Quando falamos no Natal, na história do Menino Jesus, falamos sempre de árvores de Natal e presépios. Mas, como os fazer, como os representar e ao mesmo tempo, proporcionar experiências e atividades significativas para todos?

Este ano, uma das possibilidades foi fazer estes trabalhos com "peças soltas", fazer e desfazer quantas vezes quisessem até chegarem, a pares, ao produto final.









 Todos os anos penso em perguntar a cada um o que quer oferecer aos pais mas quando dou por mim, o tempo já é curto para esta dinâmica. Assim, penso eu em 1, 2 ou mais hipóteses e apresento ao grupo para que digam o que acham.

Este ano, apresentei a ideia da base para colocar uma vela, demos inicio aos trabalhos e ficámos por esta ideia. Reaproveitamos cds velhos, usamos a técnica do guardanapo com motivos de natal, plasticina que seca ao ar e brilhantes e fizemos a nossa prenda de natal. Houve quem quisesse fazer mais do que um.






Uma vez que continuamos em pandemia, e nesta altura do ano com grupos em isolamento, combinámos em equipa que cada grupo iria fazer um "miminho" de Natal para enviar aos pais no dia 23. Combinámos realizar um presépio em conjunto, cada sala de pré-escolar ficou encarregue de algumas personagens do mesmo. À nossa sala calharam os Reis Magos e a musica que usamos no "miminho" era também dos Reis Magos.








Por estes dias de natal esteve na sala dos Malmequeres uma estagiária, a Inês, em observação. Mesmo sendo um estágio de observação, a Inês tinha que realizar 2 atividades com o grupo. Assim, tentámos perceber, as duas em conversa, o que é que a Inês poderia fazer com o grupo, alguma coisa que estivesse em falta na nossa agenda semanal. Uma das atividades foi de culinária e outra foi inserida na hora do conto.

A atividade de culinária foram umas bolachinhas de Natal, que as crianças levaram, num saco decorado por elas, para a familia.



 
Na hora do conto a Inês contou a história "A prenda de Natal do Henrique Semprespera". Na ultima página do livro fica o suspense do que seria a prenda do Henrique Semprespera. A Inês perguntou-lhes o que seria e cada um fez o desenho do que achava que seria a prenda.











Para finalizar, deixo-vos o presépio feito pela auxiliar de educação da nossa sala, a nossa Marília 😊



Boas festas, bom ano para todos e continuem a proteger-se
💓💓💓💓💓