Voltámos à escola!!!! E vamos continuar a contar o que fazemos nesta nossa nova realidade reinventada todos os dias!

terça-feira, 26 de dezembro de 2017


É tempo de festa, é Natal

Foi assim que demos inicio ao nosso advento, a falar de amigos, andávamos a ler aos bocadinhos "o livro da AMIZADE" e nada melhor que ligar a amizade a um amigo especial que é Jesus.
Uma das coisas que lemos no livro da AMIZADE que mais gostámos foi que "o nosso coração é de elástico e por isso cabe sempre mais um amigo", deu para muitas conversas sobre os amigos.

Os pais da Maria vieram à nossa sala fazer uma atividade de Natal e começaram com um momento muito especial, a mãe da Maria contou um excerto da história "O Cavaleiro da Dinamarca", que tem a ver com as luzes que tradicionalmente se colocam nas árvores de Natal.



No final fechamos as portadas, ficou um bocadinho escuro e a mãe da Maria acendeu as luzes da árvore

De seguida fomos fazer a atividade, pintar uma pinha para ser uma árvore de Natal, seria a prenda que iriamos levar para dar aos nossos pais.


Muita concentração e muito trabalho






Ao mesmo tempo que íamos fazendo a árvore também íamos tratando da estrela para o nosso placard. Cada um fez o seu bico com tinta (de imprensa) vermelha e depois preencheu os espaços brancos com lápis de cera ou de cor.













Com os bicos todos feitos chegou o momento de os juntarmos no centro e assim construirmos a nossa estrela:















 Enquanto construíamos a nossa estrela fomos ouvindo musicas de Natal e no final contámos os bicos para termos a certeza de que os Malmequeres estavam todos naquela estrela da AMIZADE, são 20 bicos e o Menino Jesus no meio.

Mas, voltando à nossa prenda de Natal para os pais, não levámos para casa apenas a árvore de Natal, não. Cada menino levou também uma couve, lembram-se, as couves que plantámos no inicio do ano e que foram dadas pela mãe do Francisco para que pudessem ser comidas na consoada do Natal. Depois de enfrentarmos os pássaros e as lagartas, conseguimos mesmo colhê-las a tempo do jantar de Natal.
Estamos à espera de começar a apanhar as nossas couves 

Nós segurávamos a couve e a Paula com uma faca cortava o caule da couve.

Aqui estão os nossos presentes, a couve e a árvore de Natal. O postal que acompanhava a prenda tinha dentro o excerto da história do cavaleiro da Dinamarca que a mãe da Maria contou.





Mas não foi só a história do Cavaleiro da Dinamarca que ouvimos neste Natal. Na sala fizemos um cantinho com a árvore de Natal (construída por nós) e com o presépio (que nós podíamos mexer) e quase todos os dias nos sentávamos para ouvirmos uma história de Natal e os livros iam ficando ao pé do presépio para nós os pudermos ver quando quiséssemos.
Ouvimos a história "As renas do Pai Natal", "O Anjo Gabriel", "A prenda do Henrique Semprespera".


FELIZ NATAL PARA TODAS AS FAMÍLIAS DO BOTÃOZINHO E EM ESPECIAL PARA A SALA DOS MALMEQUERES

1 comentário: