Voltámos à escola!!!! E vamos continuar a contar o que fazemos nesta nossa nova realidade reinventada todos os dias!

domingo, 25 de fevereiro de 2018

A riqueza da heterogeneidade

No ano de 2014/2015 o Francisco entrou para a nossa sala, começou a fazer parte do grupo dos Malmequeres em janeiro.
Em julho queria marcar o que ia fazer no mapa de atividades mas ainda não sabia muito bem como é que se fazia. Então o Tomás, um menino de 5 anos, finalista ensinou ao Francisco como é que ele tinha que marcar no mapa. O Francisco aprendeu com o Tomás. 


No ano de 2017/2018 é o Francisco que é finalista e cabe-lhe a ele ensinar aos mais novos todas as dinâmicas e procedimentos do nosso dia a dia. Neste momento o Francisco estava a ensinar ao João onde é que tinha que escrever o nome no mapa do "Quero contar, mostrar ou escrever". A situação foi ainda melhor do que eu esperava pois  o Francisco não se limitou a mostrar onde é que ele tinha que escrever, foi com ele buscar o cartão com o nome e acompanhou-o na dificil tarefa (para o João por enquanto ainda é dificil, ele faz umas cruzes que representam o seu nome mas aqui teve mesmo que tentar escrever João) de escrever o nome.




Agora a visita ao Museu Conde Castro Guimarães

O autocarro parou no estacionamento da Casa das Histórias e nós atravessámos o Parque para chegar ao Museu, que fica dentro do Parque Marechal Carmona. Vimos galinhas e galos pelo caminho e muitas flores. Ainda tivemos tempo de comer uma bolachinha antes da visita.

A Ana Isabel (senhora que nos acompanhou na visita) apresentou-nos a casa como sendo da Sra. Maria Ana e do Sr. Manuel (Conde de Castro Guimarães).


De seguida fomos para a sala da musica e fizemos uma roda sentados no tapete com um ambiente de realeza à nossa volta
O piano (que eles gostariam de ter experimentado tocar)


A sala dos prémios e dos presentes de outros
paises como a China

Na biblioteca vimos muitos, muitos livros.


 


A Ana Isabel mostrou alguns objetos  que poderiam ou não existir no Museu e de seguida fomos à descoberta dos mesmos.

Subimos umas escadas em caracol



Chegámos à sala do chá


O quarto do Sr. Manuel e da Sra. Maria Ana, onde vimos as camas e os utensílios de beleza como o espelho.

De seguida descemos as escadas em caracol

  
E fomos outra vez para a sala da musica, onde tínhamos começado, todos sentados à volta no tapete. Voltámos a ver os objetos e cada um escolheu o que mais tinha gostado.

E fizemos o desenho deitados no tapete que já foi pisado com certeza por muita gente importante da nossa história de Portugal




A sala de jantar, com a mesa posta como se fossem mesmo comer. Esta foto não era aqui mas está teimosa e eu não consigo pô-la no sitio certo, assim como outras que não estão no sitio que eu pretendia mas vão ficar assim, é o que eu consigo fazer.
Na biblioteca vimos um livro muito, muito antigo, do tempo do 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques (não consegui escrever isto junto da foto da biblioteca, estas tecnologias!!!!!!!!!!!!!!!)

No final da visita atravessámos mais uma vez o Parque Marechal Carmona, o qual aconselho para um passeio de fim de semana, é muito agradável, e fomos para o autocarro até à nossa escola e a ver os desenhos animados do Mickey.













2 comentários:

  1. Relativamente à dinâmica das salas heterogéneas, só posso dizer bem! Acabam todos por ser irmãos mais novos e depois, irmãos mais velhos, mesmo os filhos únicos. :)

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  2. Concordo inteiramente com a Rita... É bom para todos e conseguimos comparar o antes e o depois.... Obrigada ao MEM e ao Botãozinho por me terem aberto novos horizontes.

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