A riqueza da heterogeneidade
No ano de 2014/2015 o Francisco entrou para a nossa sala, começou a fazer parte do grupo dos Malmequeres em janeiro.
Em julho queria marcar o que ia fazer no mapa de atividades mas ainda não sabia muito bem como é que se fazia. Então o Tomás, um menino de 5 anos, finalista ensinou ao Francisco como é que ele tinha que marcar no mapa. O Francisco aprendeu com o Tomás.
A Ana Isabel (senhora que nos acompanhou na visita) apresentou-nos a casa como sendo da Sra. Maria Ana e do Sr. Manuel (Conde de Castro Guimarães).
No ano de 2017/2018 é o Francisco que é finalista e cabe-lhe a ele ensinar aos mais novos todas as dinâmicas e procedimentos do nosso dia a dia. Neste momento o Francisco estava a ensinar ao João onde é que tinha que escrever o nome no mapa do "Quero contar, mostrar ou escrever". A situação foi ainda melhor do que eu esperava pois o Francisco não se limitou a mostrar onde é que ele tinha que escrever, foi com ele buscar o cartão com o nome e acompanhou-o na dificil tarefa (para o João por enquanto ainda é dificil, ele faz umas cruzes que representam o seu nome mas aqui teve mesmo que tentar escrever João) de escrever o nome.
Agora a visita ao Museu Conde Castro Guimarães
O autocarro parou no estacionamento da Casa das Histórias e nós atravessámos o Parque para chegar ao Museu, que fica dentro do Parque Marechal Carmona. Vimos galinhas e galos pelo caminho e muitas flores. Ainda tivemos tempo de comer uma bolachinha antes da visita.
A Ana Isabel (senhora que nos acompanhou na visita) apresentou-nos a casa como sendo da Sra. Maria Ana e do Sr. Manuel (Conde de Castro Guimarães).
De seguida fomos para a sala da musica e fizemos uma roda sentados no tapete com um ambiente de realeza à nossa volta
O piano (que eles gostariam de ter experimentado tocar) |
A sala dos prémios e dos presentes de outros paises como a China Na biblioteca vimos muitos, muitos livros. |
A Ana Isabel mostrou alguns objetos que poderiam ou não existir no Museu e de seguida fomos à descoberta dos mesmos. |
Subimos umas escadas em caracol |
Chegámos à sala do chá
O quarto do Sr. Manuel e da Sra. Maria Ana, onde vimos as camas e os utensílios de beleza como o espelho.
De seguida descemos as escadas em caracol
E fomos outra vez para a sala da musica, onde tínhamos começado, todos sentados à volta no tapete. Voltámos a ver os objetos e cada um escolheu o que mais tinha gostado.
E fizemos o desenho deitados no tapete que já foi pisado com certeza por muita gente importante da nossa história de Portugal
Relativamente à dinâmica das salas heterogéneas, só posso dizer bem! Acabam todos por ser irmãos mais novos e depois, irmãos mais velhos, mesmo os filhos únicos. :)
ResponderEliminarConcordo inteiramente com a Rita... É bom para todos e conseguimos comparar o antes e o depois.... Obrigada ao MEM e ao Botãozinho por me terem aberto novos horizontes.
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