Um dia....um projeto...
O nosso trabalho, todos os dias acontece a partir de projetos. estes acontecem a partir de uma pergunta que alguém faz, de um interesse, de uma curiosidade, de um desejo, de um conflito cognitivo, etc
“O trabalho cultural na escola
pode e deve ter sempre uma dimensão lúdica como no esforçado trabalho do escritor, do
pintor ou do investigador. A natureza criadora desse trabalho assegura-lhe um
estatuto desalienador enquanto expressão humana de emancipação e desenvolvimento. (…) os professores poderão alcançar o (…) desafio partilhado com os
aprendizes, na construção mediada da cultura. É assim que o desejo (ou o
prazer) se incorpora no trabalho intelectual, tornando-o numa aventura
espiritual, num trânsito do trabalho do saber
para a serena fruição do conhecimento como
sabedoria. Esse longo caminho (…) requer um trabalho de
projecto.”
Sérgio Niza
Revista do Movimento
da Escola Moderna (N.24)
|
O ponto de partida: um projeto iniciado no ano anterior antes do confinamento e não acabado. Alguns participantes continuam a fazer parte do grupo este ano e mostraram vontade de concluir o projeto. Outros se juntaram a eles.
|
|
1º passo - questionar as crianças sobre o que pensam saber sobre o assunto, neste caso, sobre os tubarões. De seguida, então, o que queremos saber? e as perguntas surgem.
2º passo - procurar informação sobre os tubarões em livros, internet, etc...
3º passo - procurar as respostas nos recursos encontrados (a educadora lê as respostas às crianças). De seguida, as crianças dizem por palavras suas o que perceberam do que foi lido e escreve-se.
|
|
4º passo - as crianças ilustram as respostas de cada pergunta. Combina-se quem quer fazer o quê e formam-se pares para cada ilustração. |
|
Quando se lê a informação para descobrir as respostas, lê-se sempre outras coisas que podem ser interessantes colocar no projeto ou as crianças vêm alguma imagem que pedem para ler o que quer dizer e decidem que também querem colocar no projeto. São as "outras coisas que descobrimos" |
Ao longo da duração do projeto há sempre desenhos sobre o mesmo a acontecer, neste caso, tubarões:
No final do projeto, as crianças que participaram, prepararam uma comunicação para as outras crianças. Nesta comunicação transmitiram tudo o que aprenderam e descobriram sobre os tubarões. Sempre que um projeto é finalizado esta comunicação acontece.
Com o projeto do tubarão a acontecer, num tempo de trabalho curricular de escrita, fizemos uma lista de palavras a acabar no som - ão -.
O que acontece quando crianças de 4 e 3 anos fazem desenhos lado a lado? Ora vejam:
|
É esta a riqueza da heterogeneidade de idades a acontecer todos os dias nas nossas salas!!!! |
💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓
Bom trabalho e boa semana
Protejam-se
Sem comentários:
Enviar um comentário