Voltámos à escola!!!! E vamos continuar a contar o que fazemos nesta nossa nova realidade reinventada todos os dias!

domingo, 22 de novembro de 2020

 Um dia....um projeto...

O nosso trabalho, todos os dias acontece a partir de projetos. estes acontecem a partir de uma pergunta que alguém faz, de um interesse, de uma curiosidade, de um desejo, de um conflito cognitivo, etc

O trabalho cultural na escola pode e deve ter sempre uma dimensão lúdica como no esforçado trabalho do escritor, do pintor ou do investigador. A natureza criadora desse trabalho assegura-lhe um estatuto desalienador enquanto expressão humana de emancipação e desenvolvimento. () os professores poderão alcançar o () desafio partilhado com os aprendizes, na construção mediada da cultura. É assim que o desejo (ou o prazer) se incorpora no trabalho intelectual, tornando-o numa aventura espiritual, num trânsito do trabalho do saber para a serena fruição do conhecimento como sabedoria. Esse longo caminho () requer um trabalho de projecto.

Sérgio Niza

Revista do Movimento

da Escola Moderna (N.24)

O ponto de partida: um projeto iniciado no ano anterior antes do confinamento e não acabado. Alguns participantes continuam a fazer parte do grupo este ano e mostraram vontade de concluir o projeto. Outros se juntaram a eles.

                                    

1º passo - questionar as crianças sobre o que pensam saber sobre o assunto, neste caso, sobre os tubarões. De seguida, então, o que queremos saber? e as perguntas surgem.

2º passo - procurar informação sobre os tubarões em livros, internet, etc...

3º passo - procurar as respostas nos recursos encontrados (a educadora lê as respostas às crianças). De seguida, as crianças dizem por palavras suas o que perceberam do que foi lido e escreve-se.

4º passo - as crianças ilustram as respostas de cada pergunta. Combina-se quem quer fazer o quê e formam-se pares para cada ilustração.
                                  







Quando se lê a informação para descobrir as respostas, lê-se sempre outras coisas que podem ser interessantes colocar no projeto ou as crianças vêm alguma imagem que pedem para ler o que quer dizer e decidem que também querem colocar no projeto. São as "outras coisas que descobrimos"




Ao longo da duração do projeto há sempre desenhos sobre o mesmo a acontecer, neste caso, tubarões:












No final do projeto, as crianças que participaram, prepararam uma comunicação para as outras crianças. Nesta comunicação transmitiram tudo o que aprenderam e descobriram sobre os tubarões. Sempre que um projeto é finalizado esta comunicação acontece.





Com o projeto do tubarão a acontecer, num tempo de trabalho curricular de escrita, fizemos uma lista de palavras a acabar no som - ão -.





O que acontece quando crianças de 4 e 3 anos fazem desenhos lado a lado? Ora vejam:



É esta a riqueza da heterogeneidade de idades a acontecer todos os dias nas nossas salas!!!!



💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓
Bom trabalho e boa semana
Protejam-se


















Sem comentários:

Enviar um comentário