Voltámos à escola!!!! E vamos continuar a contar o que fazemos nesta nossa nova realidade reinventada todos os dias!

domingo, 11 de abril de 2021

  O que fizemos esta semana...

Depois da Páscoa continuamos o trabalho que tínhamos iniciado no exterior sobre as árvores, a água e as sementeiras. Contámos e ilustrámos o nosso trabalho, a nossa conversa e regámos as sementeiras. 







E aqui estão os desenhos que fizemos no exterior, à sombra das árvores:












No final da semana o nosso placard estava assim, com a nossa conversa e os nossos trabalhos expostos para que possam ser vistos por quem passa.


E as nossas sementeiras? Como é que estão?

Aqui nos vasos com os caroços de maça e tangerina ainda não apareceu nada

E nos caroços de abacate também não
E os feijões? Desta vez, por sugestão da Marília, a minha auxiliar, colocámos os feijões na terra e não no algodão com água (como era costume fazer).
Ora vejam o que aconteceu:




De dia para dia temos visto o seu crescimento e um dia os nossos feijões foram para cima da mesa e estivemos a fazer a representação gráfica dos mesmos:








No nosso Diário estava escrito "queremos fazer frases malucas". Como é que surgiu esta ideia? Numa conversa houve um comentário engraçado mas sem ter nada a ver com o que estávamos a conversar. Rimo-nos mas eu expliquei-lhes que quando estamos a conversar, o que dizemos tem que ter a ver com o assunto e perguntei-lhes se um dia queriam dizer frases malucas e divertidas. Disseram que sim e escrevemos a nossa intenção no Diário e esta semana fizemos. Esta atividade foi realizada no tempo comparticipado de construção de conceitos dedicado à linguagem oral e escrita e assim podemos trabalhar e refletir também sobre "o que é uma frase?". Algumas frases foram construídas em grupo depois de uma criança dar a ideia inicial. 

Quando terminamos a atividade, chegaram à sala os meninos que estavam a dormir, sentaram-se e combinámos ler para eles as frases. Se eles se rissem, as frases eram mesmo divertidas, se não se rissem, então tínhamos que tentar outra vez. Todos passaram no teste pois houve muitas risadas e gargalhadas, algumas mesmo com gosto.

No dia seguinte, de manhã, ilustraram as frases e alguns copiaram o texto.









O Rafael fez esta pintura de manhã. Quando estávamos a fazer as frases o seu irmão gémeo, o Miguel, fez a sua frase a partir do urso do mano. Quando ele começou a falar não se percebeu logo, a certa altura eu perguntei-lhe "mas é o urso que o Rafael fez? É aquele urso?" E ele, muito sorridente disse "Sim, é o urso do mano" E eu perguntei-lhe "E como é que o urso do mano foi andar contigo no escorrega?" E outra criança disse "Olha, ele saiu da pintura claro!!!!!" E eu "A sério!!!!" E o Miguel sorria ainda mais com toda esta história😄

De seguida foi a vez do Rafael fazer uma frase:



Outra ideia que surgiu na conversa sobre as árvores e a água e que escrevemos no Diário foi fazer papel novo. Expliquei-lhes que íamos usar o papel de limpar as mãos, esse papel iria ser reciclado por nós e assim teriamos papel novo. Colocámos o papel dentro de água, depois de o usarmos mas a experiência não correu muito bem. Deixámos o papel muitos dias dentro de água (apanhou a semana da Páscoa) e esta semana quando começámos a desfazer o papel, cheirava mal. Mudámos a água mas o cheiro continuava. Na 6ª feira, na reunião do Diário decidimos então mandar o papel fora e já combinámos como vamos fazer para a semana. Depois damos noticias.


Termino com duas ideias que surgiram na reunião do Diário de 6ª feira e que ficaram logo escritas no Diário para não nos esquecermos e que talvez consigamos realizar para a semana.

Boa semana e protejam-se
💓💓💓💓💓

























Sem comentários:

Enviar um comentário