Voltámos à escola!!!! E vamos continuar a contar o que fazemos nesta nossa nova realidade reinventada todos os dias!

domingo, 11 de dezembro de 2022

 


Com o tempo de covid as portas das escolas fecharam-se para as familias. As nossas crianças eram recebidas à porta e os pais sabiam dos trabalhos realizados pelas fotografias que mandávamos por Whatsap ou mail. Foram tempos difíceis e nunca mais me esquecerei de uma mãe (a criança vinha da nossa creche mas a senhora não conhecia o pré-escolar) que um dia me disse:

"Quando você leva a minha filha e fazem a curva eu não sei para onde ela vai, fico a imaginar o caminho até à sala" 

A sala era logo ali mas a mãe não sabia!!!!! Percebi a angustia dos pais e tentei reduzi-la mostrando o mais possivel com filmes e fotografias o nosso dia a dia.

A seguir os pais já podiam ir até à porta da sala mas não podiam entrar na sala. E tanto se habituaram que, este ano, ficavam à porta tambem, tínhamos que lhes dizer: "entrem!!!!, agora já podem!!!!"

Com uma normalidade cada vez mais "normal", retomámos os tempos da nossa agenda que tinham ficado em "pausa" durante o covid. E um desses tempos é a vinda das famílias à sala para mostrarem alguma coisa da sua profissão ou para realizarem alguma atividade com o grupo. Este ano, fiz, como faço sempre, fui dizendo que esse momento existia e na reunião de pais reforcei e pedi que fossem pensando o que poderiam ir fazer à nossa sala.

A adesão tem sido imensa, mães, irmãs, avós e bisavós, todos têm enriquecido muito os nossos dias de escola como vos mostramos aqui💓 








Depois de todas estas atividades com as famílias cada um disse do que mais tinha gostado e fizemos um desenho.














Por ultimo tivemos de novo a mãe da Sofia, a Susana a mostrar como se faz uma dobragem de guardanapo para as famílias usarem num jantar especial, por exemplo no Natal.
Deixo aqui o vídeo para quem quiser aprender:







"0 modelo de trabalho que se vem descrevendo requer uma forte articulação com as famílias, os vizinhos e as organizações da comunidade para que vários dos seus elementos se assumam conscientemente como fonte de conhecimento e de formação para o jardim-de-infância. Por isso deverão ser convidados a participar nas sessões de animação que lhes estão destinadas e serão interpelados semanalmente nos nossos espaços comunitários durante as visitas de estudo, na resposta a inquéritos frequentes que as crianças fazem, ou na cedência de documentos para estudos realizados pelas crianças. 0 jardim-de-infância promove encontros sistemáticos entre educadores e pais para garantir o desenvolvimento educativo dos filhos de forma participada e dia­logante. Conta-se com o envolvimento e implicação das famílias e da comunidade, quer para resolver problemas quotidianos de organização, quer para que o jardim-de­-infância possa cumprir o seu papel de mediador e de promotor das expressões cultu­rais das populações que serve." Niza, S., p. 155, O Modelo Curricular de Educação Pré-escolar da Escola Moderna Portuguesa.


Este ano começámos muito bem e muitos mais 

virão com certeza, 
obrigada

💓💓💓💓💓

Sem comentários:

Enviar um comentário