Voltámos à escola!!!! E vamos continuar a contar o que fazemos nesta nossa nova realidade reinventada todos os dias!

terça-feira, 21 de abril de 2020

Mais uma semana

Ainda um trabalho dos animais do Jardim Zoológico, lembram-se? Com um filme sobre este espaço, as crianças fizeram uma visita. Viram os animais e escolheram um para descobrirem coisas sobre ele. Também houve quem escolhesse animais que não eram do Jardim Zoológico mas foi o animal que lhes interessou para saberem mais sobre ele. E com os pais fizeram pesquisas nos livros que têm em casa e na Internet.

 


Continuando com as figuras geométricas, vimos pinturas onde os artistas usaram as figuras geométricas nas suas obras.
Nadir Afonso
Kandisky


autor desconhecido
Mondrian

Olhámos para as obras, vimos quais as figuras que cada um tinha, fizemos descobertas - circulos dentro de quadrados, triangulos juntos a formarem losangos, circulos dentro de circulos, quantos são? E fizemos as nossas produções:






 


 

 

Até a mana mais velha quis fazer o trabalho
 

Vamos brincar com os nomes - esta foi a proposta e a brincadeira foi fazer rimas com o nome de cada um. Da sessão com os finalistas saíram algumas rimas e depois fomos aumentando a lista com outros nomes, das mães, dos pais, de outras pessoas, etc...
 

 

O Afonso não ficou contente com a rima do seu nome
Fez uma rima com o nome da mãe - A Andreia fez um bolo de aveia


O Henrique fez um piquenique















A Madalena está de quarentena
Conversa entre mãe e filho sobre as rimas:
Mãe- E isto (a mãe aponta para uma bola) rima com quê?
Filho - Com mola, bola rima com mola.
Mãe - E tu, rimas com quê?
Filho - Eu? Com papel
Mãe - Porquê?
Filho - Porque sou Manel, Manel - papel


Um dia pediram para fazer contas, queremos fazer contas Paula!

Contas, como vamos fazer contas de uma maneira divertida?

Com cartas de jogar, foi uma das maneiras que arranjámos  de fazer contas e outras coisas. Cada um tinha um baralho (tiraram as figuras, só tinham as cartas de 1 a 10) virado para baixo e:

Cada um levantava uma carta e víamos quem tinha a carta mais alta ou mais baixa, se havia cartas com números iguais (não interessava o naipe mas sim o numero) ou escolhíamos um numero especifico e víamos se alguem o tinha.

 

2º A pares levantavam uma carta e fazíamos a conta 



3º A pares levantavam 2 cartas, faziam a conta e víamos a quem dava mais ou menos.



Continuaram depois a jogar com os pais e os irmãos e a fazer desenhos das contas que faziam:





Comentário da mãe:
"Já têm noção de que uma carta "tem mais pintas" que a outra mas são preguiçosos para contar por isso escolhem quem ganha a "olhómetro"







 








Um dos últimos eventos em que participei relacionados com Educação antes de entrar nesta nova realidade teve a ver com:
                         o Humor



Humor ao próximo
O Humor na 1ª infância - 
Ana Teresa Brito (educadora / professora / ativista da relação entre pessoas)
Zé Pedro Cobra (advogado / voluntário / orador e contador de histórias com Amor e Humor)






As adivinhas e lengalengas divertidas e alguma anedotas, por exemplo são uma constante no dia a dia de um jardim de infância. No dia do evento fiz com eles uma sessão de adivinhas e anedotas (que acabam por ser adivinhas também), umas que eles ouvem, outras que inventaram na hora, deixo-vos aqui algumas:

Criança - Eu aprendi na televisão:
"O que é que um fantoche diz ao outro? Que precisa de uma mãozinha"

Criança - Esta foi o meu pai que me ensinou mas ele diz que é seca:
"Sabes aquela do iogurte?"
"Não"
"É natural"

Adulto - "E alguem sabe o que é uma piada seca?"
"Não" 

Tentei explicar que são piadas que parece que não têm graça mas que acabam por fazer as pessoas rir, pelo absurdo (também eu não sei se está bem explicado, espero que sim)

Criança - "Qual é coisa qual é ela que não é uma cama nem um leão? É um camaleão"

Criança - Eu inventei esta:
"O que é que uma batata diz à outra? Tens que ir tomar banho"  - Às vezes é mesmo destas, inventadas que eles se riem mais.

Pegando nas adivinhas e anedotas foi o mote para outro encontro, surgiram as mesmas e outras:

Criança - "O que é que o tubarão diz à tubaroa? Tu baralhas-me"

Criança - "Porque é que o elefante não joga bowling? Porque tem medo de levar com a tromba"

Criança - "O que é que o peixe diz ao tubarão? Vou-te comer" - inventada 


Outras atividades também realizadas em casa:

 





 


E assim se passou mais uma semana. Também nos juntámos para cantar os parabéns ao Manuel que fez 4 anos e a mim, Paula (não interessa quantos fiz).

Para o Manuel cada amigo fez um desenho para lhe oferecer e quando nos juntámos vimos os desenhos todos, cantámos os parabéns e o Manuel apagou a vela.



Para o meu dia de anos cada família filmou a sua criança a cantar os parabéns, a desejar feliz aniversário e a dizer coisas que aquecem o coração e são muito boas de ouvir. Fizemos um encontro de grande grupo, cantaram os parabéns e acabámos assim a semana todos juntos a ouvir uma musica que eu gosto muito, a maior parte deles também já conhece pois usamos para uma comunicação que fizemos, o ano passado, para os outros grupos - "O Limoeiro" - do grupo "Tais Quais" - fica aqui o link para ouvirem:

O limoeiro - Tais Quais


Protejam-se 😀

terça-feira, 14 de abril de 2020

Vamos continuar...

Pois é, vamos continuar nesta nossa nova realidade, a tentar fazer o melhor que conseguimos, numa situação nunca antes vivida e como tal, sem sabermos muito bem se estamos no bom caminho ou se haveria outro melhor. Foi este que, em parceria com os pais, escolhemos e mais uma vez iremos contar como foi a nossa semana.

Começamos por alguns trabalhos da outra semana e isto tem a ver com os tempos de cada um, com os tempos em família, não há prazo de entrega dos trabalhos e os pais é que, com as crianças, têm que gerir os tempos, as rotinas do dia.

As medições  
cada um escolheu em casa, objetos que servissem para os medir

 

 



Também medimos objetos de casa aos palmos, com a nossa mão e a mão do pai



Visita ao Jardim Zoológico

Os animais são um tema de conversa recorrente numa sala de jardim de infância, há sempre coisas que sabemos e outras que queremos saber sobre os animais. Assim, fiz a proposta de verem um filme sobre os animais do Jardim Zoológico e escolherem um dos animais para descobrirem alguma coisa sobre ele. Também poderiam escolher outro animal que não habite o Jardim Zoológico.

Aqui fica o link do filme do jardim Zoológico:

O tubarão dorme de olhos fechados e tem dentes enormes


O mano mais velho escreveu o nome dos
 animais que se viam no filme
Foi o elefante que eu gostei mais



Estratégia usada por uma família para fazer a girafa






Continuando nos animais, o nosso trabalho foi sobre as fêmeas e os machos, como é que se chama a fêmea e o macho de alguns animais.  

galo / galinha
 

 


Pausa nos animais, por enquanto, e neste dia a proposta foi olhar para a janela e ver como estava o tempo - chuva - e lembrar uma das nossas saídas, no caminho de autocarro, em que estava a chover. O que aconteceu foi uma conversa entre algumas crianças em que uma das crianças disse:

"E se estivessem a chover ervilhas?" E riram-se e a conversa continuou. Eu guardei esta conversa pois sabia que em algum momento do ano a iria utilizar para os desafiar na imaginação e criatividade. E foi agora. Para complementar mostrei-lhes duas imagens:

Magritte - "Golconda" - 1953


Quando mostrei esta foto de Magritte o comentário foi:
"Estão a chover Magrittes"
 Autor desconhecido
"Se o chapéu de chuva estivesse ao contrário a menina pescava os peixes"
"E se estivesse a chover......?"

Chupa-chupas
Comida


Ovos da Páscoa
Flores


Sopa de cenoura
sopa de feijão


Bananas
Cachorros-quentes


Chocolates
Dinheiro

Voltamos aos animais para lançar a próxima proposta. Olhamos de novo para a capa da história do Elmer com todas aquelas cores mas o que nos interessou foram as formas que estão no corpo no Elmer:

  Quadrados, muitos quadrados, alguns retângulos e triângulos mas o que tem mais são quadrados. O que não tem são círculos. E assim, com a ajuda do Elmer pensamos um pouco sobre as formas geométricas: 

Porque é que um triângulo é um triângulo e não é um quadrado? E o quadrado, porque é que não é um circulo? E o circulo? E o retângulo? E com estas questões fomos falando e observando as características de cada forma geométrica. 



Triângulo - 3 lados e 3 bicos      Circulo - redondo, sempre às voltas, não tem bicos
Quadrado - 4 lados e 4 bicos     Retângulo - 4 lados e 4 bicos mas os lados não são todos iguais.

Qualquer dia voltamos ao retângulo mais uma vez, a verdade é que tem 4 lados e 4 bicos mas não é um quadrado e este facto precisa de mais reflexão.

Depois desta conversa, a proposta foi procurarem em casa objetos com as formas geométricas. Já encontrámos algumas mas só foram mostradas, não temos fotos (ficam para a semana).
Outra proposta foi fazer um trabalho com as formas geométricas, de preferência em colagem, aproveitando materiais reciclados (cartão das embalagens de cereais, iogurtes, revistas, etc...). Aqui ficam alguns:




 


 







Foi este o nosso trabalho durante a semana que passou.

O trabalho das figuras geométricas irá continuar esta semana.

Acabamos a semana mais uma vez todos juntos a ouvir uma história - Hug - Jez Alborough 

e a ouvir a música dos Abraços de Sérgio Godinho mas desta vez cantada e dançada pelo Panda e os Caricas. Aqui fica o link:


Fiquem bem, fiquem em casa
🙏