Mais uma semana
Ainda um trabalho dos animais do Jardim Zoológico, lembram-se? Com um filme sobre este espaço, as crianças fizeram uma visita. Viram os animais e escolheram um para descobrirem coisas sobre ele. Também houve quem escolhesse animais que não eram do Jardim Zoológico mas foi o animal que lhes interessou para saberem mais sobre ele. E com os pais fizeram pesquisas nos livros que têm em casa e na Internet.
Continuando com as figuras geométricas, vimos pinturas onde os artistas usaram as figuras geométricas nas suas obras.
Nadir Afonso |
Kandisky |
autor desconhecido |
Mondrian |
Olhámos para as obras, vimos quais as figuras que cada um tinha, fizemos descobertas - circulos dentro de quadrados, triangulos juntos a formarem losangos, circulos dentro de circulos, quantos são? E fizemos as nossas produções:
Até a mana mais velha quis fazer o trabalho |
Vamos brincar com os nomes - esta foi a proposta e a brincadeira foi fazer rimas com o nome de cada um. Da sessão com os finalistas saíram algumas rimas e depois fomos aumentando a lista com outros nomes, das mães, dos pais, de outras pessoas, etc...
O Afonso não ficou contente com a rima do seu nome |
Fez uma rima com o nome da mãe - A Andreia fez um bolo de aveia |
O Henrique fez um piquenique |
A Madalena está de quarentena |
Mãe- E isto (a mãe aponta para uma bola) rima com quê?
Filho - Com mola, bola rima com mola.
Mãe - E tu, rimas com quê?
Filho - Eu? Com papel
Mãe - Porquê?
Filho - Porque sou Manel, Manel - papel
Um dia pediram para fazer contas, queremos fazer contas Paula!
Contas, como vamos fazer contas de uma maneira divertida?
Com cartas de jogar, foi uma das maneiras que arranjámos de fazer contas e outras coisas. Cada um tinha um baralho (tiraram as figuras, só tinham as cartas de 1 a 10) virado para baixo e:
1º Cada um levantava uma carta e víamos quem tinha a carta mais alta ou mais baixa, se havia cartas com números iguais (não interessava o naipe mas sim o numero) ou escolhíamos um numero especifico e víamos se alguem o tinha.
2º A pares levantavam uma carta e fazíamos a conta
3º A pares levantavam 2 cartas, faziam a conta e víamos a quem dava mais ou menos.
Continuaram depois a jogar com os pais e os irmãos e a fazer desenhos das contas que faziam:
Comentário da mãe:
"Já têm noção de que uma carta "tem mais pintas" que a outra mas são preguiçosos para contar por isso escolhem quem ganha a "olhómetro"
Um dos últimos eventos em que participei relacionados com Educação antes de entrar nesta nova realidade teve a ver com:
o Humor
Humor ao próximo
O Humor na 1ª infância -
Ana Teresa Brito (educadora / professora / ativista da relação entre pessoas)
Zé Pedro Cobra (advogado / voluntário / orador e contador de histórias com Amor e Humor)
As adivinhas e lengalengas divertidas e alguma anedotas, por exemplo são uma constante no dia a dia de um jardim de infância. No dia do evento fiz com eles uma sessão de adivinhas e anedotas (que acabam por ser adivinhas também), umas que eles ouvem, outras que inventaram na hora, deixo-vos aqui algumas:
Criança - Eu aprendi na televisão:
"O que é que um fantoche diz ao outro? Que precisa de uma mãozinha"
Criança - Esta foi o meu pai que me ensinou mas ele diz que é seca:
"Sabes aquela do iogurte?"
"Não"
"É natural"
Adulto - "E alguem sabe o que é uma piada seca?"
"Não"
Tentei explicar que são piadas que parece que não têm graça mas que acabam por fazer as pessoas rir, pelo absurdo (também eu não sei se está bem explicado, espero que sim)
Criança - "Qual é coisa qual é ela que não é uma cama nem um leão? É um camaleão"
Criança - Eu inventei esta:
"O que é que uma batata diz à outra? Tens que ir tomar banho" - Às vezes é mesmo destas, inventadas que eles se riem mais.
Pegando nas adivinhas e anedotas foi o mote para outro encontro, surgiram as mesmas e outras:
Criança - "O que é que o tubarão diz à tubaroa? Tu baralhas-me"
Criança - "Porque é que o elefante não joga bowling? Porque tem medo de levar com a tromba"
Criança - "O que é que o peixe diz ao tubarão? Vou-te comer" - inventada
Outras atividades também realizadas em casa:
E assim se passou mais uma semana. Também nos juntámos para cantar os parabéns ao Manuel que fez 4 anos e a mim, Paula (não interessa quantos fiz).
Para o Manuel cada amigo fez um desenho para lhe oferecer e quando nos juntámos vimos os desenhos todos, cantámos os parabéns e o Manuel apagou a vela.
Para o meu dia de anos cada família filmou a sua criança a cantar os parabéns, a desejar feliz aniversário e a dizer coisas que aquecem o coração e são muito boas de ouvir. Fizemos um encontro de grande grupo, cantaram os parabéns e acabámos assim a semana todos juntos a ouvir uma musica que eu gosto muito, a maior parte deles também já conhece pois usamos para uma comunicação que fizemos, o ano passado, para os outros grupos - "O Limoeiro" - do grupo "Tais Quais" - fica aqui o link para ouvirem:
O limoeiro - Tais Quais
Para o Manuel cada amigo fez um desenho para lhe oferecer e quando nos juntámos vimos os desenhos todos, cantámos os parabéns e o Manuel apagou a vela.
Para o meu dia de anos cada família filmou a sua criança a cantar os parabéns, a desejar feliz aniversário e a dizer coisas que aquecem o coração e são muito boas de ouvir. Fizemos um encontro de grande grupo, cantaram os parabéns e acabámos assim a semana todos juntos a ouvir uma musica que eu gosto muito, a maior parte deles também já conhece pois usamos para uma comunicação que fizemos, o ano passado, para os outros grupos - "O Limoeiro" - do grupo "Tais Quais" - fica aqui o link para ouvirem:
O limoeiro - Tais Quais
Protejam-se 😀